Declaração

'Vacina contra o coronavírus é avançar em reformas econômicas', diz secretário

Ele também disse estar confiante em seu time quanto ao avanço da agenda reformista

Estadão Conteúdo e Leonardo Spinelli
Cadastrado por
Estadão Conteúdo e Leonardo Spinelli
Publicado em 02/03/2020 às 14:51
Foto: Reprodução/Twitter
Ele também disse estar confiante em seu time quanto ao avanço da agenda reformista - FOTO: Foto: Reprodução/Twitter
Leitura:

O secretário de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, disse nesta segunda-feira, 2, estar confiante em seu time, na liderança do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro da Economia, Paulo Guedes, quanto ao avanço da agenda reformista.

Segundo ele, "a vacina contra o coronavírus é avançarmos em reformas econômicas. "O Ministério da Economia é muito aberto e transparente. Tenho certeza de que o Guedes e o próprio presidente vão avançar nas reformas", disse em entrevista na manhã desta segunda à Globo News.

>> Economia de Pernambuco cresce 1,1% em 2019, aponta Banco Central

Questionado se o governo tem pretensão de adotar alguma medida nos moldes da antiga CPMF, o secretário disse que há maneira rápida de desonerar a folha de pagamentos, que é reduzindo alíquotas do Sistema S.

A despeito da expectativa de um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, em torno de 1,00%, pelo mercado, e que será divulgado esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sachsida ponderou e disse que a estimativa é positiva. "Tem de dividir o ano em duas partes. Os primeiros oito meses foram muito difíceis, com expectativas entre zero e 0,50% de crescimento. Estamos no caminho correto, de consolidação fiscal e alocação de recursos", disse.

Crescimento da economia pode não se repetir em 2020

A qualidade do crescimento da economia brasileira em 2019 é questionável e pode não ter continuidade em 2020, aponta o estudo Monitor do PIB-FGV, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). Segundo o coordenador do estudo, Claudio Considera, como o resultado positivo da economia durante o ano passado foi puxado principalmente pelo aumento do consumo das famílias e menos pela base do investimento, há dúvidas sobre a capacidade de a atividade se manter em alta em 2020.

O Monitor do PIB-FGV, divulgado nesta terça (18), sinaliza que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,2% no ano de 2019. Na manhã desta terça-feira, o Banco Central também divulgou dados sobre o desempenho da economia em 2019, que apontam que a retomada do crescimento é lenta no Nordeste. Em Pernambuco, a atividade econômica cresceu 1,1% no ano passado

“O resultado positivo da economia em dezembro, no quarto trimestre e no ano de 2019, foi influenciado pelo consumo das famílias. Destaca-se que tal desempenho está sendo impulsionado, principalmente pelo aumento do consumo de serviços. Com relação ao investimento, a despeito do resultado positivo do ano, o resultado do quarto trimestre, em comparação ao terceiro mostra retração deste componente. Este resultado é explicado, principalmente, pela retração de máquinas e equipamentos. Tais desempenhos continuam sinalizando que a recuperação da economia está mais ancorada na expansão do consumo do que dos investimentos, o que certamente lança uma dúvida para a continuidade do crescimento deste ano.” afirmou Claudio Considera.

Últimas notícias