itália

Berlusconi comparece a tribunal em meio a polêmica sobre a justiça

Berlusconi, 74 anos, foi recebido por um grupo de defensores da justiça italiana, entre eles o advogado Pietro Palau Giovannetti, presidente do Movimento pela Justiça Robin Hood, o que provocou momentos de tensão

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 09/05/2011 às 10:24
Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
FOTO: Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
Leitura:

MILÃO - O chefe de Governo italiano, Silvio Berlusconi, compareceu nesta segunda-feira, em plena controvérsia sobre a justiça italiana, a um tribunal de Milão para a primeira audiência sobre o suborno do renomado advogado britânico David Mills.
   
Berlusconi, 74 anos, foi recebido por um grupo de defensores da justiça italiana, entre eles o advogado Pietro Palau Giovannetti, presidente do Movimento pela Justiça Robin Hood, o que provocou momentos de tensão.
   
Esta é a primeira vez que o premier italiano comparece a uma audiência do processo em que está sendo julgado por corrupção de uma testemunha. Os defensores da justiça exibiam faixas e flores por ocasião da Jornada em Memória das Vítimas do Terrorismo e dos 26 magistrados que perderam a vida em ataques terroristas ou atentados da máfia nos últimos 40 anos.
   
Diante do palácio de justiça foram colocadas fotografias gigantes de juízes assassinados pelo crime organizado. Uma faixa afirmava: "Obrigado aos magistrados e aos policiais que perderam suas vidas para nos proteger das Brigadas Vermelhas e de outros perigos".
   
Berlusconi voltou a repetir à imprensa que os magistrados são "o câncer" da justiça italiana e os acusou de estimular uma "guerra civil". Ele disse que acusa sobretudo os promotores de usar a justiça para fins políticos, em particular contra sua liderança.
   
Berlusconi, que aceitou assistir aos vários processos contra ele, compareceu na semana passada a uma audência do caso Mediatrade, no qual é acusado de fraude e abuso de confiança na venda de direitos para a televisão.
   
No processo desta segunda-feira, a promotoria acusa Berlusconi de ter subornado, com uma transferência de 600.000 dólares efetuada em 1997 pela Fininvest, a holding da família, o advogado David Mills para que prestasse falsos testemunhos em dois julgamentos no fim dos anos 90 contra o magnata.
   
Berlusconi afirmou não se lembrar de conhecer Mills, porque ele era um dos muitos advogados contratados pelo grupo Fininvest no exterior. Também disse que os 600.000 dólares correspondem ao pagamento efetuado por um armador italiano para evitar o fisco britânico.
   
Mills foi condenado em um julgamento separado, em primeira e segunda instâncias, por corrupção em ato judicial a favor de Berlusconi, mas não cumpre pena porque o delito prescreveu. Berlusconi, que evitou comparecer ante aos juízes por oito anos, também deve apresentar-se pelo caso "Ruby", o mais complicado para ele, no qual é acusado de prostituição de menor de idade.

Últimas notícias