relações internacionais

Chávez cancela viagem ao Brasil

Presidente venezuelano ficou em Caracas por recomendação médica, para tratar uma lesão no joelho

da Agência Estado
Cadastrado por
da Agência Estado
Publicado em 09/05/2011 às 22:57
Leitura:

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, cancelou a visita que faria ao Brasil nesta terça-feira (10). A informação foi repassada ao governo brasileiro pelo chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, que chegou na noite desta segunda (9) à Brasília. Chávez ficou em Caracas por recomendação médica, para tratar uma lesão no joelho, e poderá passar por uma cirurgia. Ainda não há uma nova data para a visita.

A visita de Chávez ao Brasil seria a primeira reunião de trabalho com a presidente Dilma Rousseff depois da sua eleição. O venezuelano veio à posse presidencial em janeiro, mas não houve conversas bilaterais desde então. O encontro, no entanto, terminaria com poucos resultados práticos.

Dois dos principais temas que seriam conversados entre Dilma e Chávez não tem solução à vista. A conclusão da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, é assunto recorrente entre os dois governos mas a intenção venezuelana de obter um empréstimo do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) à Petroleos de Venezuela S.A. (PDVSA) para que fizesse o investimento necessário na construção da refinaria não terá sucesso.

Até agora, os venezuelanos não conseguiram as garantias necessárias para obter a liberação do dinheiro. No início deste mês, a Petrobras, que seria sócia da PDVSA na construção, enviou uma carta à empresa com um prazo até agosto para uma solução ou assumirá sozinha a construção.

O negócio, acertado entre Chávez e o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2005, nunca foi adiante por conta da falta de recursos da Venezuela. Apenas a Petrobras tocou sua parte e hoje 35% da estrutura da refinaria está pronta.

Últimas notícias