DOAÇÃO

Cruz Vermelha pede ajuda para combate à fome na Somália

O objetivo é auxiliar mais 1,1 milhão de pessoas em regiões castigadas pela fome

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 04/08/2011 às 16:16
Leitura:

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) anunciou nesta quinta-feira (4) planos de mais do que dobrar seu orçamento para alimentar a população da Somália, especialmente dezenas de milhares de crianças afetadas por uma mortífera combinação de seca, violência e instabilidade política interna.

A Cruz Vermelha Internacional adverte que a taxa de desnutrição entre crianças com menos de cinco anos de idade encontra-se atualmente acima de 20% e não para de aumentar.

Numa entrevista coletiva improvisada concedida hoje em Genebra, o presidente do CICV, Jakob Kellenberger, lançou um apelo a doadores por mais 67 milhões de francos suíços. A quantia equivale a US$ 86 milhões. O objetivo é ajudar mais 1,1 milhão de pessoas em regiões castigadas pela fome em uma Somália "cada vez mais desesperada".

Se o pedido de doações for atendido, o orçamento da Cruz Vermelha para a Somália fechará 2011 com 120 milhões de francos suíços.

A Organização das Nações Unidas (ONU) calcula que dezenas de milhares de pessoas tenham morrido em decorrência do atual período de seca, o pior a afetar a Somália em 60 anos. Além disso, 640.000 crianças somalis sofrem de desnutrição aguda, o que indica que o número de óbitos entre crianças pequenas aumentará ainda mais. As informações são da Associated Press.


Últimas notícias