forças armadas

EUA deixam base aérea no Paquistão

Um alto funcionário do governo paquistanês, presente na área da base, confirmou que o último grupo de americanos deixou a região neste domingo em dois voos

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 11/12/2011 às 10:49
Leitura:

ISLAMABAD - As tropas dos Estados Unidos abandonaram neste domingo (11) uma base aérea no Paquistão, por ordem do governo deste país, após uma operação da Otan que matou 24 soldados paquistaneses no fim de novembro,
 informaram fontes dos serviços de segurança.

"Os americanos abandonaram a base aérea de Shamsi, que foi entregue às forças de segurança paquistanesas", afirmo uma fonte oficial à AFP. Um alto funcionário do governo paquistanês, presente na área da base, confirmou que o último grupo de americanos deixou a região neste domingo em dois voos.

Os americanos tinham prazo até este domingo para abandonar esta base situada na província do Baluchistão, no sudoeste do país. A base tinha um papel importante nas operações de aviões guiados por controle remoto, organizadas pela CIA, contra insurgentes islamitas no noroeste do Paquistão.

Analistas e autoridades americanas apontam, no entanto, que o fechamento de Shamsi não impedirá as operações com aviões teleguiados, que podem ser organizadas a partir do Afeganistão.

Últimas notícias