tropas

Repressão e confrontos deixam 28 mortos na Síria

A violência na província de Idlib mostra como os protestos contra o governo sírio, que tiveram início em meados de março com manifestações pacíficas, degeneraram ao redor do país para uma insurreição armada

da Agência Estado
Cadastrado por
da Agência Estado
Publicado em 13/12/2011 às 15:52
Leitura:

Forças de segurança do governo sírio abriram fogo contra uma procissão funeral nesta terça-feira (13) e mataram duas pessoas na província de Idlib, o que elevou para 28 o total de pessoas mortas hoje em episódios violentos na Síria, informaram grupos de ativistas sírios. Mais cedo, outras 11 pessoas foram mortas em Idlib por disparos das forças do governo e da milícia Shabiha. Dois desertores que tentaram se infiltrar na Síria pela região montanhosa de Idlib, vindos da Turquia, também foram mortos, informou o governo.

Mais tarde, desertores se vingaram das tropas do governo e atacaram um posto militar na cidade de Bab el-Hawa, matando sete soldados, disse o Observatório Sírio pelos Direitos Humanos, grupo de ativistas sediado em Londres. A cidade também fica na região montanhosa de Idlib.

A violência em Idlib mostra como os protestos contra o governo sírio, que tiveram início em meados de março com manifestações pacíficas, degeneraram ao redor do país para uma insurreição armada, que agora atinge até o interior e áreas na fronteira com a Turquia. Em Damasco, uma importante blogueira síria, Razan Ghazzawi, nascida nos Estados Unidos, foi detida pelas autoridades e acusada de incitar lutas sectárias, disse o governo. A jovem foi detida no dia 4 de dezembro e não ontem, afirmou o Centro Sírio para a Liberdade de Expressão e Mídia. Se sentenciada, ela pode ser condenada a 15 anos de prisão.

Rami Abdul Rahman, diretor do Observatório Sírio pelos Direitos Humanos, e outros ativistas sírios, disseram que milhares de moradores se manifestavam contra o governo em uma procissão funeral em Idlib, perto da fronteira turca, quando foram atacados a tiros. Eles sepultavam pessoas mortas em um protesto de ontem. Não foi possível confirmar o número de mortos de maneira independente, uma vez que o governo sírio restringiu a entrada de jornalistas estrangeiros no país.

Desertores conhecidos como o Exército Livre da Síria têm encontrado abrigo junto a milhares de refugiados sírios na província turca de Hatay, na fronteira. De lá, eles lançam ataques na região montanhosa de Idlib.

"Onze pessoas foram mortas e dezenas de outras se feriram na terça-feira por disparos das forças de segurança e da Shabiha", uma milícia favorável ao regime, informou o Observatório Sírio pelos Direitos Humanos. Segundo a organização não governamental, os ataques ocorreram nas áreas de Maarret Masrin e Kfar Yahmul, na província de Idlib.

Além disso, uma explosão atingiu um gasoduto perto da cidade de Rastan, na província de Homs, informou a agência estatal Sana, atribuindo o ataque a "terroristas". Não há registros sobre feridos. A imprensa estatal também informou sobre a morte de dois "terroristas" armados, que tentavam se infiltrar no país vindos da Turquia. A agência Sana afirmou que dois terroristas ficaram mortos e vários se feriram, em um confronto com guardas na província de Idlib.

Na segunda-feira, as Nações Unidas afirmaram que mais de 5 mil pessoas foram mortas pela repressão oficial a protestos contra o governo de Assad e por democracia.

As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Últimas notícias