Bombas

Atentados deixam pelo menos 17 mortos no Iraque

Violência acontece apenas duas semanas antes do Iraque sediar uma cúpula de países árabes

da Agência Estado
Cadastrado por
da Agência Estado
Publicado em 07/03/2012 às 17:49
Leitura:

Atentados desfechados no Iraque mataram pelo menos 17 pessoas nesta quarta-feira (7), incluídas 14 que foram mortas em um ataque com duas bombas na cidade nortista de Tal Afar, na província de Nínive, perto da Síria. A violência acontece apenas duas semanas antes do Iraque sediar uma cúpula de países árabes.

"No começo da tarde, um carro-bomba explodiu na região oeste de Tal Afar e cinco minutos depois, um suicida se explodiu em meio à multidão que acorreu ao lugar da primeira explosão", disse o prefeito da cidade, Abid al-Abbas. "No total, 14 pessoas foram mortas e 15 feridas", disse Al-Abbas. O governador da província de Nínive, Athil al-Nujaifi, disse mais cedo que 13 pessoas foram mortas e 15 feridas por um carro-bomba e um homem-bomba suicida. Mas baixas diferentes são comuns após atentados no Iraque. Autoridades locais confirmaram mais tarde que 14 pessoas foram mortas e pelo menos 24 ficaram feridas. O ataque ocorreu perto de um restaurante cheio, ainda no horário de almoço.

Tal Afar é uma cidade habitada majoritariamente por turcos étnicos e que são muçulmanos xiitas. A maioria dos habitantes da província de Nínive, contudo, é de árabes sunitas. A cidade fica 380 quilômetros ao noroeste de Bagdá e o atentado desta quarta-feira aconteceu dois dias após supostos militantes da Al-Qaeda terem atacado a cidade de Haditha, no oeste do Iraque, massacrando 27 policiais.

Já na capital iraquiana aconteceram dois ataques nesta quarta-feira. Supostos insurgentes instalaram bombas em veículos - uma em um táxi e outra em um ônibus, que mataram três pessoas e feriram nove, disse um funcionário do Ministério do Interior em Bagdá.

Tal Afar foi palco de combates entre tropas norte-americanas e extremistas. Em 2005, soldados dos EUA e do governo iraquiano atacaram extremistas na província de Nínive e nos arredores de Tal Afar. Mas os insurgentes conseguiram se infiltrar na cidade e em 2007 fizeram um atentado devastador com um caminhão-bomba contra o mercado de Tal Afar, que deixou 152 pessoas mortas. Turcos xiitas e a polícia desfecharam então uma matança vingativa contra os sunitas, massacrando pelo menos 70 pelas ruas e prolongando um ciclo de violência, até que a população se acalmou.

Os ataques desta quarta-feira mostram que Tal Afar "ainda é um lugar perigoso e permanece uma fortaleza da Al-Qaeda em Nínive, usada por insurgentes que cruzam a fronteira para a Síria", disse al-Abbas. Os extremistas sunitas, segundo ele, fazem o contrabando de armas para a Síria e também combatem do outro lado da fronteira contra o governo do presidente Bashar Assad, que é alauita (uma dissidência do xiismo).

Últimas notícias