Nobel da Paz

Aung San Suu Kyi pede união a exilados birmaneses

Suu Kyi foi aclamada em todos os lugares pelos quais passou na Europa,

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 17/06/2012 às 15:01
Foto: AFP
Suu Kyi foi aclamada em todos os lugares pelos quais passou na Europa, - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A opositora e prêmio Nobel da paz, Aung San Suu Kyi, pediu neste domingo (17) aos refugiados birmaneses da Noruega que permaneçam unidos, seja qual for o seu grupo étnico, para que construam juntos um país para onde possam retornar com seus filhos.

"A cada vez que eu encontro birmaneses, peço a eles que permaneçam unidos, principalmente quando os vejo em outros países", disse ela em birmanês em Bergen, oeste da Noruega, durante um encontro com exilados de diversos grupos étnicos de seu país.

Como em todos os lugares pelos quais passou na Europa, Suu Kyi foi aclamada por pessoas usando vestimentas tradicionais karen, kachin, chin, mon e de outras etnias.

"Devemos pensar em nossos filhos, no futuro de nossos filhos", disse, pedindo também que os pais utilizem a internet para que seus filhos se familiarizem com o país de seus ancestrais.

Referindo-se aos recentes confrontos entre a maioria budista e a minoria muçulmana no oeste do país, ela lançou um apelo à calma. "Devemos verdadeiramente acalmar isso. Devemos evitar dizer e fazer coisas que agravem o problema", alertou.

O governo do presidente Thein Sein, como parte de suas recentes reformas, assinou acordos de cessar-fogo com vários grupos étnicos rebeldes que a junta militar combateu durante décadas.

"Um cessar-fogo é apenas o primeiro passo para uma reconciliação. Ele pode ser desrespeitado a qualquer momento", alertou ela, ressaltando que apenas um acordo político verdadeiro pode gerar uma paz duradoura.

Últimas notícias