Berlim

Estudantes alemães não distinguem nazismo da democracia, diz pesquisa

O estudo foi realizado com 7.500 estudantes. Menos da metade considera claramente que a Alemanha nazista era uma ditadura

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 27/06/2012 às 12:31
Leitura:

BERLIM - Um grande número de estudantes do ensino médio alemães não veem grandes diferenças entre a ditadura nazista e a Alemanha atual, segundo um estudo apresentado nesta quarta-feira (27) em Berlim.

A pesquisa dirigida pela Freie Universität (Universidade Livre) de Berlim e realizada entre 7.500 estudantes demonstra que menos da metade considera claramente que a Alemanha nazista era uma ditadura.

Por sua vez, apenas um em cada três estudantes considera que a antiga RDA, a Alemanha comunista (1949-1990), foi uma ditadura.

O estudo também demonstra que a democracia é um conceito que os estudantes não conhecem bem: um em cada dois acredita que a RFA era uma democracia e apenas 60% consideram que a Alemanha posterior à reunificação de 1990 também é uma democracia.

Cerca de 40% dos estudantes acreditam que quase não há diferenças entre o nazismo, a RDA, a RFA (a Alemanha democrática antes da reunificação) e a Alemanha atual.

O estudo foi realizado em Baden-Wurtemberg e na Baviera, no sul, na Renânia do Norte-Westfália (oeste) e em dois estados da antiga Alemanha oriental (Turíngia e Saxônia-Anhalt) com um grupo de estudantes de 14 e 15 anos.

Últimas notícias