pesquisa

Obama lidera intenção de voto em três estados americanos

A pesquisa da Universidade de Quinnipiac dá a Obama uma intenção de voto de 45%, contra 41% para Romney na Flórida (sudeste), 47% contra 38% em Ohio (nordeste) e 45% contra 39% na Pensilvânia (nordeste)

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 27/06/2012 às 10:37
Leitura:

WASHINGTON - O presidente americano, Barack Obama, tomou a dianteira no caminho para as eleições de novembro em três dos principais estados que não contam com uma orientação política definida, em comparação com seu rival republicano Mitt Romney, segundo uma nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27).

A pesquisa da Universidade de Quinnipiac dá a Obama uma intenção de voto de 45%, contra 41% para Romney na Flórida (sudeste), 47% contra 38% em Ohio (nordeste) e 45% contra 39% na Pensilvânia (nordeste).

Na mesma pesquisa realizada há sete semanas, o presidente já havia se consolidado na Pensilvânia, enquanto na Flórida e em Ohio os candidatos estavam quase empatados.

Os três estados são considerados pelos analistas um campo de batalha chave diante das eleições de novembro."Se pudesse manter a liderança nestes três estados-pêndulo chave durante o dia da eleição, virtualmente garantiria a reeleição", afirmou Peter Brown, diretor-assistente do instituto de pesquisas da Universidade Quinnipiac.

Desde 1960, nenhum candidato venceu as eleições sem levar ao menos dois destes três estados. Por sua vez, Obama venceu nos três em sua eleição de 2008. De qualquer forma, Brown destacou que ainda faltam mais de quatro meses para a votação, "o que, na política, é uma eternidade".

A pesquisa, realizada por telefone entre 19 e 25 de junho, consultou cerca de 1.200 eleitores em cada um dos três estados, e conta com uma margem de erro de 2,8 pontos porcentuais.

Últimas notícias