viagem

Brasileiro receberá SMS ao desembarcar em Portugal

Parceria entre países criou iniciativa, batizada como "SMS de boas-vindas", facilitando contato de cidadãos brasileiros no exterior em casos de emergência

da Agência Estado
Cadastrado por
da Agência Estado
Publicado em 05/07/2012 às 15:56
Leitura:

Os brasileiros que desembarcarem a partir desta quinta-feira (5) em Portugal e na Espanha receberão automaticamente em seus celulares uma mensagem de texto com os contatos dos consulados do Brasil nesses países. A iniciativa batizada como "SMS de boas-vindas" é uma parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), com a colaboração das maiores operadoras de telefonia móvel do País.

Segundo o MRE, o serviço facilitará o contato dos cidadãos brasileiros no exterior em casos de emergência. Pelo acordo, Vivo, TIM, Oi e Claro irão disparar uma mensagem com o número de telefone do consulado assim que os turistas brasileiros conectarem seus aparelhos às redes locais de telefonia móvel estrangeiras.

De acordo com nota conjunta da Anatel e do Itamaraty, a intenção é avaliar o projeto-piloto nos próximos meses, para depois expandir a novidade para outros países. Os consulados em Portugal e na Espanha irão monitorar a quantidade de chamadas recebidas para que seja feita uma avaliação da efetividade do serviço. As mensagens terão o seguinte conteúdo: "Brasileiro na Espanha, em caso de emergência contate o consulado brasileiro: +34659078057 ou +34677547004. Essa ligação será tarifada"; "Brasileiro em Portugal, em caso de emergência contate o consulado brasileiro: +351962520581 ou +351917531654. Essa ligação será tarifada".

Últimas notícias