onu

Negociação sobre tratado de armas acaba sem acordo

Primeiro tratado internacional sobre comércio de armas convencionais terminou sem acordo nesta sexta-feira

da Agência Estado
Cadastrado por
da Agência Estado
Publicado em 27/07/2012 às 22:48
Leitura:

As negociações na Organização das Nações Unidas (ONU) para o estabelecimento do primeiro tratado internacional sobre comércio de armas convencionais terminou sem acordo nesta sexta-feira (27), informou Roberto Garcia Moritan, presidente da conferência.

Alguns países se opuseram ao rascunho final, disse o argentino Moritan. A Assembleia Geral da ONU vai decidir se e quando haverá mais negociações. "O texto que eu propus era um projeto de tratado...algumas delegações não gostaram do documento, mas a grande maioria aprovou", afirmou Moritan.

Para a adoção do tratado, todos os 193 países envolvidos devem concordar com o documento. A próxima reunião da Assembleia Geral da ONU acontece em setembro.

"Nós sempre pensamos que seria difícil e que este resultado era possível", disse Moritan. "Nós sabíamos, desde o início que seria um grande desafio diplomático."

O rascunho do tratado que circulou na terça-feira (24) foi severamente criticado por grupos de direitos humanos, dentre eles a Anistia Internacional e a Oxfam, como cheio de "ambiguidades e brechas", especialmente por não incluir munições e por permitir uma ampla extensão de transferências de armas, que escapariam do tratado.

Últimas notícias