europa

Milhares protestam na Bulgária contra empresas

Ação gerou choques entre a polícia e os manifestantes que jogavam ovos e tomates em direção a prédios do governo

Da AE
Cadastrado por
Da AE
Publicado em 17/02/2013 às 19:13
Leitura:

Milhares de pessoas protestaram neste domingo na Bulgária contra o aumento dos preços da energia, o que gerou choques entre a polícia e os manifestantes que jogavam ovos e tomates em direção a prédios do governo. A violência irrompeu na capital do país, Sófia, quando policiais tiveram dificuldades em manter os manifestantes longe dos edifícios públicos.

Grande parte da cidade ficou bloqueada por horas. Protestos similares foram realizados em outras cidades e o tráfego em algumas rodovias foi fechado temporariamente.

Os manifestantes acusam o governo de fracassar em melhorar o padrão de vida da população e exigem a expulsão de três distribuidoras de energia estrangeiras que controlam o mercado local: CEZ e Energo-Pro, da República Checa, e EVN, da Áustria. Em janeiro a Albânia revogou a licença da CEZ e anunciou que a distribuição de energia voltaria ao controle estatal, mas especialistas duvidam que o governo búlgaro pode fazer isso em termos legais.

A Bulgária, que se juntou à União Europeia em 2007, é o país mais pobre do bloco, com salário médio mensal de 360 euros (US$ 480) e aposentadoria média de 150 euros (US$ 200). O partido de centro-direita do governo do primeiro-ministro Boiko Borisov, que venceu as eleições parlamentares de 2009, vem perdendo apoio em razão da pior crise econômica no país em uma década. O país fará eleições em julho. 

Últimas notícias