Pane

Usina nuclear de Fukushima sofre apagão

A refrigeração de três piscinas de armazenamento de combustível usado foram suspensas

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 18/03/2013 às 21:27
Leitura:

Um apagão forçou o operador da usina nuclear japonesa de Fukushima, devastada pelo tsunami em 2011, a suspender a refrigeração de três piscinas de armazenamento de combustível usado, informou nesta terça-feira a agência de notícias Kyodo.

Os postos de controle vizinhos não registraram modificações importantes nos níveis de radioatividade depois deste apagão ocorrido na segunda-feira pouco antes das 19H00 horais (07H00 de Brasília), informou a agência de notícias japonesa.

Na madrugada de segunda para terça-feira, à 01H45 hora local (13h45 de segunda-feira, hora de Brasília), o operador da usina, Tokyo Electric Power Co. (TEPCO), não tinha conseguido reativar a alimentação elétrica dos sistemas de refrigeração, acrescentou a agência Kyodo.

Até o momento, o incidente não afetou a injeção de água nos reatores número 1 e número 3 da usina, cujo combustível se fundiu depois do acidente de 2011, segundo a Autoridade de Regulação Nuclear (NRA) citada pela Kyodo.

A fusão parcial ou completa do combustível ocorreu em três dos seis reatores da usina de Fukushima depois do terremoto seguido de tsunami de 11 de março de 2011, que provocou a suspensão do fornecimento de eletricidade e dos sistemas de refrigeração.

O apagão ocorrido na segunda-feira causou, ainda, a suspensão dos sistemas de refrigeração das piscinas de armazenamento de combustível usado dos três reatores, a detenção dos equipamentos de tratamento dos dejetos da usina contaminados, entre eles materiais radiativos.

Últimas notícias