mundo

Resultado orçamentário da Grécia do 1º tri supera metas

Tanto o resultado primário quanto o orçamento federal ultrapassaram as metas estabelecidas pela troica de credores internacionais no acordo de resgate financeiro do país

da Agência Estado
Cadastrado por
da Agência Estado
Publicado em 10/04/2013 às 13:00
Leitura:

Os números do Orçamento da Grécia no primeiro trimestre de 2013, divulgados nesta quarta-feira (10), vieram melhores do que o esperado segundo o vice-ministro de Finanças, Christos Staikouras. Tanto o resultado primário quanto o orçamento federal ultrapassaram as metas estabelecidas pela troica de credores internacionais no acordo de resgate financeiro do país. 

Nos primeiros três meses deste ano, a Grécia obteve um superávit primário de 508 milhões de euros (US$ 663 milhões), em comparação com a meta de déficit de 2,3 bilhões de euros estabelecida para o trimestre e com um déficit real de 334 milhões de euros no primeiro trimestre de 2012, disse Staikouras. 

O país também cortou seu déficit orçamentário para 1,4 bilhão de euros no primeiro trimestre deste ano, bem abaixo do rombo de 7 3 bilhões de euros registrado nas contas públicas no primeiro trimestre de 2012. O resultado também representa uma melhora expressiva em relação à meta para o período estabelecida no acordo com a troica - formada pelo BCE, FMI e Comissão Europeia -, de déficit de 4,2 bilhões de euros para os primeiros três meses de 2013. 

"Os dados provisórios sobre a execução do Orçamento público nos primeiros três meses de 2013 mostram que a Grécia, com um trabalho duro mas também com alto custo social, continua sua trajetória indubitavelmente dolorosa mas necessária em direção à reforma, ajuste e disciplina fiscal", disse o vice-ministro. 

Ele acrescentou que a receita no primeiro trimestre do ano foi menor do que o mesmo período de 2012, conforme esperado, mas ainda ficou "acima da meta". Segundo o ministro, houve queda na receita em várias categorias diferentes do imposto sobre valor agregado, bem como em certos impostos diretos, incluindo o imposto sobre tabaco e o imposto especial sobre produtos de energia. As informações são da Dow Jones.

Últimas notícias