Polêmica

Bolívia chama Sean Penn de 'anti-indígena'

Até recentemente, o presidente Evo Morales e Penn eram amigos próximos

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 14/06/2013 às 20:30
Leitura:

O ator americano Sean Penn é 'anti-indígena', denunciou nesta sexta-feira o governo da Bolívia, após um pedido do artista para o Rally Dakar não passar no país andino enquanto o também americano Jacob Ostreicher estiver preso, sob a acusação de lavagem de dinheiro.

"Este senhor Sean Penn deve refletir, seria ruim para seu currículo aparecer com atitudes anti-indígenas", disse o vice-presidente Alvaro García, citado pela agência católica de Notícias Fides (ANF), em referência à proposta de Penn para retirar a Bolívia do trajeto do Rally.

Sean Penn defendeu em um comitê da Câmara de Representantes dos Estados Unidos que o governo pressione as empresas patrocinadoras do Rally Dakar sobre a situação do empresário Jacob Ostreicher.

O Rally deve passar, no início de 2014, pelo 'Salar de Uyuni' (a maior planície salina do mundo), em direção ao Chile e à Argentina. O trecho será limitado a motocicletas e quadriciclos.

Penn, designado em outubro de 2012 embaixador da coca pelo governo Evo Morales, disse no final de maio passado que "a vida de Jacob está em perigo".

Ostreicher, 53 anos, cumpre prisão domiciliar, após permanecer por 18 meses em uma penitenciária boliviana acusado de lavagem de dinheiro do narcotráfico.

O empresário americano afirma que foi vítima de extorsão de advogados e promotores, o que atraiu a solidariedade de Penn.

Até recentemente, o presidente Evo Morales e Penn eram amigos próximos.

Últimas notícias