mundo

Putin e Obama vão discutir questão síria durante G8

O conflito sírio será um dos principais temas a serem discutidos na reunião do G8

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 14/06/2013 às 16:49
Foto: AFP
O conflito sírio será um dos principais temas a serem discutidos na reunião do G8 - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o dos Estados Unidos, Barack Obama, vão se reunir na segunda-feira para discutir a situação na Síria, durante a cúpula do G8 na Irlanda do Norte, indicou nesta quinta-feira o assessor diplomático do mandatário russo.

"Putin e Obama conversarão sobre o ritmo de implementação da iniciativa russo-americana de preparar a conferência internacional em Genebra", declarou Yuri Ushakov à imprensa nesta sexta-feira, referindo-se à conferência internacional de paz sobre a Síria que Moscou e Washington tentam organizar há várias semanas.

"A situação é muito tensa" na Síria, reconheceu Ushakov.

O conflito sírio será um dos principais temas a serem discutidos na reunião do G8.

Os Estados Unidos provocaram o aumento da tensão na quinta-feira ao prometerem "apoio militar" aos rebeldes, depois de Washington ter acusado o regime sírio de usar armas químicas.

Obama e outros líderes ocidentais devem aproveitar esta oportunidade para tratar do assunto diretamente com Putin, principal aliado de Bashar al-Assad.

A Rússia saiu nesta sexta-feira em defesa de Assad, ao considerar que as acusações americanas não são convincentes e que o aumento da ajuda aos rebeldes complica os esforços de paz.

Em Londres, o ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, disse que compartilha da posição americana sobre a utilização de armas químicas e anunciou que o G8 (os sete países mais industrializados e a Rússia) de segunda e terça-feira em Ulster discutirá uma resposta "forte, determinada e coordenada" para esta crise.

O regime sírio chamou de "mentirosas" as alegações de que suas tropas usaram essas armas e denunciou a intenção de Washington de aumentar o apoio militar aos rebeldes.

Últimas notícias