eua

Vaza vídeo de júri do soldado Bradley Manning

A segurança na audiência para ouvir a sentença foi aprimorada

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 13/08/2013 às 7:03
Leitura:

WASHINGTON – A segurança na audiência para ouvir a sentença do soldado Bradley Manning foi aprimorada após um vídeo do tribunal ter aparecido na internet. A polícia militar fez buscas cuidadosas nas bolsas de jornalistas que entraram no prédio onde o Exército fornece um circuito de vídeo fechado da sala onde o julgamento ocorre.

Um vídeo de 16 segundos postado no site Vimeo mostra o juiz no banco e Manning na mesa da defesa. O som de fundo inclui apoiadores de Manning gritando, “liberdade para Bradley Manning”. O soldado de 25 anos deve enfrentar mais de 90 anos na prisão por ter revelado informações secretas para o WikiLeaks. Ele disse que sua atitude teve por objetivo revelar o que estava errado. Promotores disseram que o vazamento das informações prejudicou as relações externas dos EUA. 

NOBEL - Integrantes da comissão do Prêmio Nobel da Paz receberam esta segunda (12) uma petição com mais de 100 mil assinaturas endossando a concessão da premiação ao soldado americano. Manning, que pode ser condenado a até 90 anos de prisão pelo vazamento, foi formalmente indicado ao prêmio em junho pela Nobel da Paz norte-irlandesa Mairead Corrigan Maguire.

Segundo ela, a entrega de centenas de milhares de documentos diplomáticos e militares dos Estados Unidos ao WikiLeaks ajudaram a acabar com a guerra no Iraque, acelerando a retirada das tropas estrangeiros, e dissuadiu Washington promover outras intervenções no Oriente Médio.

Últimas notícias