Massacre

Síria libera entrada da ONU em área de ataque químico

Governo sírio permitirá que inspetores entrem nas áreas afetadas de Damasco

Da Agência Brasil
Cadastrado por
Da Agência Brasil
Publicado em 25/08/2013 às 15:54
Leitura:

O governo da Síria anunciou neste domingo (25) que vai conceder acesso aos inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) a áreas de Damasco que sofreram um suposto ataque com armas químicas na quarta-feira (21). A equipe poderá iniciar as investigações nesta segunda-feira (26).

Em nota, um porta-voz do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, informou que os inspetores estão "se preparando para conduzir atividades de busca no local".

"O secretário-geral observa que a República Árabe da Síria afirmou que fornecerá a cooperação necessária, incluindo a supervisão da suspensão das hostilidades nos locais relacionados aos incidentes", acrescentou o porta-voz.

A decisão, transmitida em cadeia nacional pelo canal de TV estatal do país, foi anunciada pouco depois de uma autoridade do governo americano ter dito que "havia muito poucas dúvidas" sobre o uso de armas químicas pelo governo contra civis.

A autoridade, cujo nome não foi revelado, disse que baseava sua avaliação "no número de vítimas, nos sintomas dos que morreram ou receberam atendimento, relatos de testemunhas e dados reunidos por outras fontes".

No sábado (24), a chefe de Desarmamento das Nações Unidas, Angela Kane, chegou a Damasco para tentar convencer as autoridades sírias a liberarem o acesso dos inspetores às áreas do ataque.

Últimas notícias