energia

Fukushima reativa sistema de descontaminação da água radioativa

Uma unidade foi reativada na última sexta-feira (27), mas depois de funcionar menos de um dia teve que que ser paralisada, já que um pedaço de borracha bloqueou um tanque

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 30/09/2013 às 8:30
Leitura:

A empresa que opera a central de Fukushima anunciou nesta segunda-feira a reativação de uma unidade de descontaminação da água radioativa, bloqueada por um pedaço de borracha poucas horas depois da ativação.

"A unidade C do sistema ALPS foi colocada novamente em serviço às 2H38" (14H38 de Brasília no domingo), anunciou a Tokyo Electric Power (Tepco).

"As equipes de vigilância não encontraram nenhuma anomalia", completa a nota da empresa.

O "sistema avançado de tratamento de líquidos" (ALPS) foi testado em março, mas não funcionou corretamente e ficou parado por vários meses.

Uma unidade foi reativada na última sexta-feira, mas depois de funcionar menos de um dia teve que que ser paralisada, já que um pedaço de borracha bloqueou um tanque.

Projetado com o grupo japonês Toshiba, o ALPS pretende eliminar os elementos radioativos da água, como o césio 134/137, atualmente armazenada em centenas de tanques espalhados por todo o complexo industrial devastado pelo tsunami de 11 de março de 2011.

Últimas notícias