frança

Hollande: aluna deportada pode voltar à França sozinha

O governo francês está sendo criticado por grupos de imigrantes e até mesmo por alguns membros de próprio Partido Socialista

da Agência Estado
Cadastrado por
da Agência Estado
Publicado em 19/10/2013 às 14:34
Foto: ARMEND NIMANI / AFP
O governo francês está sendo criticado por grupos de imigrantes e até mesmo por alguns membros de próprio Partido Socialista - FOTO: Foto: ARMEND NIMANI / AFP
Leitura:

O presidente da França, François Hollande, disse neste sábado (19) que a adolescente cigana de 15 anos Leonarda Dibrani, que foi detida em uma excursão escolar e deportada do país com sua família poderá voltar à França para continuar seus estudos. Mas o restante da família não será autorizado a acompanhá-la.

"Se ela fizer um pedido, e se quiser continuar seus estudos, será bem recebida de volta, mas apenas ela", disse Hollande, em declaração televisionada sobre a adolescente, que foi expulsa da França no início deste mês, juntamente com sua família. 

O governo francês está sendo criticado por grupos de imigrantes e até mesmo por alguns membros de próprio Partido Socialista que dizem ser chocante que Leonarda tenha sido detida na frente de seus colegas de classe. A deportação provocou protestos de estudantes em todo o país. Hollande apontou que, devido a essas circunstâncias, ela poderá voltar.

Investigação sobre a deportação avaliou que o processo estava dentro da lei, mas salientou que a polícia poderia ter tido mais bom senso. "A decisão de implementar a deportação da família Dibrani (da qual faz parte Leonarda) foi consistente com as normas vigentes", apontou relatório publicado no site do Ministério do Interior francês. Hollande afirmou que as autoridades locais serão informadas de que, de agora em diante, nenhuma detenção com o fim de deportação pode ocorrer quando as crianças estão sob os cuidados das escolas.

Últimas notícias