Eleições colombianas

Colômbia realiza eleições presidenciais em maio

Até agora, todas as pesquisas apontam para a reeleição de Juan Manuel Santos

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 02/12/2013 às 19:01
Foto: AFP
Até agora, todas as pesquisas apontam para a reeleição de Juan Manuel Santos - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A Colômbia realizará eleições parlamentares no próximo dia 9 de março, e o primeiro turno da votação para presidente no dia 25 de maio de 2014, informou nesta segunda-feira o Registro Nacional, que organiza o pleito.

As eleições presidenciais, nas quais Juan Manuel Santos tentará a reeleição para mais quatro anos de governo, terão o segundo turno na última quinzena de junho, caso necessário.

O período de apresentação das candidaturas à presidência termina em 7 de março de 2014, destacou um funcionário eleitoral. O registro dos candidatos ao Congresso será encerrado no próximo dia 9 de dezembro, e a partir do dia seguinte a campanha para as legislativas estará liberada.

Os colombianos elegerão em março 102 senadores e 165 deputados.

Até agora, todas as pesquisas apontam para a reeleição de Santos, mas o partido Centro Democrático, do ex-presidente Alvaro Uribe (2002-2010), deve obter uma bancada importante no Congresso.

Padrinho político de Santos até sua eleição, em 2010, Uribe se converteu no seu principal opositor e rejeita o processo de paz entre o atual governo e a guerrilha das Farc.

Últimas notícias