espionagem

Edward Snowden 'teme por sua vida', segundo advogado russo

Snowden, que chegou no final de junho à Rússia, onde obteve asilo provisório, vazou para a imprensa milhares de documentos sobre o vasto programa americano de espionagem

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 21/01/2014 às 20:07
Foto: CHANNEL 4 / AFP
Snowden, que chegou no final de junho à Rússia, onde obteve asilo provisório, vazou para a imprensa milhares de documentos sobre o vasto programa americano de espionagem - FOTO: Foto: CHANNEL 4 / AFP
Leitura:

O advogado russo de Edward Snowden afirmou nesta terça-feira (21) que o ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana teme por sua vida após ter sido ameaçado por líderes americanos, que não tiveram suas identidades reveladas.

"As ameaças à sua vida são reais. Existem de verdade", indicou Anatoli Kucherena, em declarações ao canal de televisão russo Vesti, denunciando aqueles que insistem em "represálias físicas contra Edward Snowden".

Snowden, que chegou no final de junho à Rússia, onde obteve asilo provisório, vazou para a imprensa milhares de documentos sobre o vasto programa americano de espionagem, desencadeando um escândalo internacional.

Seu advogado parece se referir a um artigo publicado na semana passada pelo site BuzzFeed, intitulado "Espiões americanos desejam a morte de Snowden". De acordo com esse artigo, um funcionário do Pentágono teria dito: "Adoraria colocar uma bala na sua cabeça".

"Acreditamos que o governo dos Estados Unidos deveria levar em conta essas declarações", declarou Kucherena. "Precisamos saber quem é esse funcionário da NSA que tem dado ordens para eliminar Edward Snowden", acrescentou.

Últimas notícias