crise

Sudão ordena suspensão de ações da Cruz Vermelha

A organização tem um importante papel na transferência e repatriação dos refugiados em Darfur

Da AE
Cadastrado por
Da AE
Publicado em 01/02/2014 às 10:39
Leitura:

A Cruz Vermelha suspendeu as suas atividades no Sudão, acatando ordem das autoridades do país, informou o porta-voz da organizações internacional, Rafiullah Qureshi. "Recebemos uma carta oficial da Comissão de Ajuda Humanitária (HAC, na sigla em inglês) informando-nos a suspender nossas atividades com efeitos a partir de hoje", explicou a agências de notícias internacionais.

Segundo ele, o órgão citou "alguns problemas técnicos" relacionados ao trabalho da Cruz Vermelha no país. A organização tem um importante papel na transferência e repatriação dos refugiados em Darfur. Ao longo dos últimos anos, a Cruz Vermelha também auxilia mais de 1,5 milhões de cidadãos sudaneses com serviços de saúde, ajuda alimentar e acesso água.

Apesar da suspensão, cerca de 700 funcionários locais e estrangeiros continuarão no país, enquanto a Cruz Vermelha discutirá "nos próximos dias" a situação com o Ministério de Relações Exteriores do Sudão, afirmou Qureshi. O objetivo da organização é "retomar as atividades o mais breve possível, em favor das vítimas do conflito armado".

Últimas notícias