ancara

Turquia expulsa jornalista do Azerbaijão por criticar governo

O jornalista Mahir Zeylanov formava parte de uma lista de cidadãos estrangeiros considerados indesejáveis pelas autoridades

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 07/02/2014 às 15:26
Leitura:

As autoridades turcas expulsaram nesta sexta-feira (7) um jornalista do Azerbaijão que trabalhava no jornal Zaman, próximo do movimento do pregador muçulmano Fehtullah Gullen, por criticar o governo no Twitter, informou o Zaman.

Segundo o jornal, o jornalista Mahir Zeylanov formava parte de uma lista de cidadãos estrangeiros considerados indesejáveis pelas autoridades por "divulgar tuítes contra autoridades de alto escalão do Estado".

Ancara aplica, assim, uma lei que autoriza a expulsão daqueles "cuja permanência na Turquia prejudica a segurança pública e as exigências políticas e administrativas", acrescenta o jornal.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, também denunciou o jornalista do Zaman, ao considerar que seus tuítes eram "insultos que incitavam o ódio e o crime".

A expulsão de Zeylanov ocorre após a aprovação na quarta-feira pelo Parlamento turco de uma série de medidas que reforçam o controle da internet por parte do Estado e que foram criticadas por muitas ONGs, pela UE e pelos Estados Unidos.

Últimas notícias