Calças

Descobertas na China as calças mais velhas do mundo

As duas calças teriam pertencido a dois xamãs de uma tribo de nômades desta zona que hoje corresponde ao centro da região de Xinjiang

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 06/06/2014 às 22:32
Foto: Mayke Wagner/Instituto Alemão de Arqueologia
As duas calças teriam pertencido a dois xamãs de uma tribo de nômades desta zona que hoje corresponde ao centro da região de Xinjiang - FOTO: Foto: Mayke Wagner/Instituto Alemão de Arqueologia
Leitura:

Arqueólogos que trabalham em uma escavação no oeste da China descobriram duas calças de 3.300 anos, que acredita-se que sejam as mais velhas do mundo, informou nesta sexta-feira (6) a imprensa de Pequim.

As duas calças teriam pertencido a dois xamãs de uma tribo de nômades desta zona que hoje corresponde ao centro da região de Xinjiang, informou o jornal China Daily.

As calças de lã decoradas com estampas simétricas foram aparentemente confeccionadas para montar a cavalo, explicaram os arqueólogos membros de uma equipe internacional.

Fato marcante, a entreperna que une os outros dois elementos tecidos está reforçada. Esta particularidade reforça a hipótese de que foram inventadas para poder montar a cavalo por um longo tempo.

"Tinham praticamente a forma das calças de hoje", declarou Lu Enguo, do Instituto de Arqueologia de Xinjiang, citado pelo jornal.

As duas calças foram encontradas em dois túmulos de um cemitério situado perto do oásis de Turfán, uma região desértica conhecida por favorecer a conservação das múmias.

Sua datação por carbono 14 indica que remonta ao período compreendido entre o século XIII e o X antes de nossa era, quando a prática dos pastores nômades se propagou pelo leste da Ásia Central, explicaram os investigadores.

No passado, as escavações permitiram descobrir roupas ainda mais antigas - como túnicas ou vestidos - que cobriam a parte inferior do corpo, mas nenhuma destas peças tinha entrepernas.

Últimas notícias