oriente médio

Israel indicia suspeito da morte de 3 jovens israelenses na Cisjordânia

O tribunal acusa Hosam Qawasmeh de "transferir fundos inimigos", realizar atividades para uma organização ilegal e "causar deliberadamente a morte" dos três israelenses

Doa AFP
Cadastrado por
Doa AFP
Publicado em 04/09/2014 às 17:40
Leitura:

Um tribunal militar israelense indiciou um palestino preso em 11 de julho e acusado de ter organizado e financiado o sequestro e assassinato de três adolescentes israelenses na Cisjordânia em junho passado.

Segundo a ata de acusação consultada pela AFP, o tribunal acusa Hosam Qawasmeh de "transferir fundos inimigos", realizar atividades para uma organização ilegal (o movimento islamita palestino Hamas) e "causar deliberadamente a morte" dos três israelenses.

No mês passado, o exército israelense destruiu em Hebron (Cisjordânia) as moradias de Qawasmeh e de outro suspeito de ter participado no sequestro e assassinato dos jovens, Amer Abu Eishe, ao mesmo tempo em que fecharam o acesso à casa de Marwan Qawasmeh, um terceiro palestino suspeito do sequestro em 12 de junho de três jovens israelenses que se encontravam próximos de um bloco de colônias no sul da Cisjordânia.

O clima de tensão causado por esses assassinatos levou à ofensiva lançada em 8 de julho por Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza. O conflito, que terminou depois de 50 dias, deixou 2.100 palestinos mortos, em sua maioria civis. Do lado israelense, morreram 66 soldados e seis civis.

Últimas notícias