oriente médio

Palestinos estimam que reconstrução de Gaza custará 6 bilhões de euros

A reconstrução levará "cinco anos, se Israel suspender totalmente o bloqueio a Gaza"

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 04/09/2014 às 18:16
Foto: MOHAMMED ABED / AFP
A reconstrução levará "cinco anos, se Israel suspender totalmente o bloqueio a Gaza" - FOTO: Foto: MOHAMMED ABED / AFP
Leitura:

A reconstrução da Faixa de Gaza, devastada por 50 dias de ofensiva israelense, custará cerca de 6 bilhões de euros, avaliaram analistas da Autoridade Palestina em um relatório apresentado nesta quinta-feira (4).

O Conselho Econômico Palestino para o Desenvolvimento e a Reconstrução, organismo da Autoridade Palestina, acrescentou que a reconstrução levará "cinco anos, se Israel suspender totalmente o bloqueio a Gaza".

O acordo de cessar-fogo assinado no Cairo no fim do mês passado prevê uma redução do bloqueio imposto por Israel a Gaza desde 2006. Até agora, contudo, os materiais de construção ainda não passaram pelos postos de acesso a Gaza controlados pelo Estado de Israel.

Na quarta-feira, Mahmud Elkhafif, coordenador da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD)- encarregado da assistência ao povo palestino -, estimou que os trabalhos de reconstrução em Gaza custarão "no mínimo 4 bilhões de dólares".

Durante a ofensiva israelense no território palestino, foram destruídas cerca de 40.000 moradias, 141 escolas, 29 hospitais, dezenas de fábricas e vastas extensões de terras cultivadas, segundo a ONU.

Já antes dos ataques deste ano, "a economia de Gaza estava em um estado de total decadência, por causa dos efeitos de sete anos de bloqueio israelense e das ofensivas militares do Estado de Israel em 2008 e 2012", acrescentou Elkhafif.

Últimas notícias