Relação

Obama e Modi destacam cooperação entre EUA e Índia

O presidente americano elogiou Modi pelos esforços enérgicos para solucionar os principais desafios da Índia desde que tomou posse, em maio

Carolina Sá Leitão
Cadastrado por
Carolina Sá Leitão
Publicado em 30/09/2014 às 18:14
Foto: AFP
O presidente americano elogiou Modi pelos esforços enérgicos para solucionar os principais desafios da Índia desde que tomou posse, em maio - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O presidente dos EUA, Barack Obama, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, destacaram o potencial de colaboração econômica mais profunda entre as duas maiores democracias do mundo após uma reunião nesta terça-feira (30).

Obama elogiou Modi pelos esforços enérgicos para solucionar os principais desafios da Índia desde que tomou posse, em maio. Em especial, Obama destacou o foco em melhorar a situação dos pobres e em transformar a Índia em uma fonte de paz e estabilidade na região.

Modi, por sua vez, disse que os EUA e a Índia possuem diversas prioridades econômicas em comum e pressionou Obama a facilitar o acesso de empresas indianas de serviços ao mercado norte-americano. "Nós já temos as bases para uma parceria forte" afirmou Modi. "Agora nós temos de retomar o ritmo e garantir que vamos obter o melhor do nosso povo e do mundo", acrescentou.

Além de economia, Obama e Modi afirmaram que conversaram sobre o compartilhamento de inteligência relacionada a terrorismo e a preocupações regionais, incluindo o Afeganistão, onde os EUA estão reduzindo seu envolvimento militar de 13 anos. Também estiveram na agenda a energia limpa, a mudança climática, a colaboração médica para combater doenças e esforços científicos para melhorar o saneamento e a higiene na Índia.

Embora os laços militares e o comércio de equipamentos militares entre os dois países tenham crescido, a relação econômica costuma ser mais difícil, especialmente com o governo norte-americano criticando a resistência da Índia a abrir sua economia a mais investimentos estrangeiros e a solucionar queixas sobre propriedade intelectual. Fonte: Associated Press.

Últimas notícias