Austrália

Uso de burca é proibido nas galerias do Parlamento australiano

Medida desencadeou críticas por parte de diversos setores

Da ABr
Cadastrado por
Da ABr
Publicado em 02/10/2014 às 10:05
Foto: MOHAMMED AL-SHAIKH / AFP
Medida desencadeou críticas por parte de diversos setores - FOTO: Foto: MOHAMMED AL-SHAIKH / AFP
Leitura:

As mulheres muçulmanas que cobrem o rosto com burca não poderão sentar-se nas galerias abertas ao público do Parlamento australiano, determina regulamento aprovado nesta quinta-feira (2) pelo órgão.

“As pessoas que entrem com o rosto coberto nas galerias da Câmara dos Representantes e do Senado deverão sentar-se em uma galeria fechada”, de acordo com a nova ordem do Departamento de Serviços Parlamentares,  que entra em vigor imediatamente.

As autoridades parlamentares também analisam proposta no sentido de proibir os véus que cobrem o rosto das pessoas nos controles de entrada do Parlamento.

A medida - adotada depois de, no mês passado, ter sido reforçada a segurança perante ameaça de atentado terrorista - desencadeou críticas por parte de diversos setores.

O secretário da Comissão contra a Discriminaçao Racial, Tim Soutphommasane, destacou que “ninguém deve ser tratado como cidadão de segunda classe e muito menos no seu próprio Parlamento”, alertando que a proibição pode motivar ataques nas ruas contra as mulheres muçulmanas e aguçar a propaganda extremista.

Soutphommasane disse não haver qualquer evidência que indique que as burcas (que cobrem todo o corpo,deixando visíveis apenas os olhos) supõem ameaça especial à segurança nacional e, por isso, sua interdição “pode simplesmente aumentar as tensões culturais e a desconfiança social”.

Últimas notícias