Europa

Partido eurofóbico britânico acredita que terá vaga no Parlamento

Até agora, grupo não obteve nenhum assento no Parlamento, mas líder está confiante

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 09/10/2014 às 11:27
Foto: BEN STANSALL / AFP
Até agora, grupo não obteve nenhum assento no Parlamento, mas líder está confiante - FOTO: Foto: BEN STANSALL / AFP
Leitura:

A Grã-Bretanha realiza nesta quinta-feira (9) eleições legislativas parciais nas quais acredita-se que o partido anti-imigração e eurofóbico UK Independent Party (UKIP) obterá seu primeiro assento parlamentar.

O legislador Douglas Carswell abandonou em agosto as fileiras do Partido Conservador do primeiro-ministro, David Cameron, para integrar o UKIP, e as pesquisas preveem que manterá seu assento de Clacton (sudeste da Inglaterra).

O eleitorado do UKIP foi crescendo nos últimos anos. Nas eleições ao Parlamento Europeu de maio, a formação obteve o maior número de votos (27%).

Até agora não obteve nenhum assento no Parlamento, mas seu líder, Nigel Farage, mostrou-se seguro de que este marco será alcançado nas primeiras horas de sexta-feira, quando os resultados de Clacton forem anunciados.

"Muita gente me diz: 'Gosto de você, mas não posso votar porque não podem ganhar'", disse Farage ao jornal The Times na véspera das eleições. "Romper esta percepção é muito, muito importante", acrescentou.

Outras eleições parciais serão realizadas nesta quinta-feira, em Heywood and Middleton (Manchester, norte), após a morte do deputado trabalhista Jim Dobbin.

As pesquisas preveem um avanço do UKIP nestas eleições, que, no entanto, devem terminar com a vitória do Partido Trabalhista.

Últimas notícias