Epidemia

EUA não foram agressivos contra ebola, diz CDC

''Deveríamos ter enviado um time mais robusto de controle de contágio'', disse diretor do CDC, Tom Frieden

Danilo Galindo
Cadastrado por
Danilo Galindo
Publicado em 15/10/2014 às 12:03
Foto: JOE RAEDLE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
''Deveríamos ter enviado um time mais robusto de controle de contágio'', disse diretor do CDC, Tom Frieden - FOTO: Foto: JOE RAEDLE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Leitura:

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), afirmou que está tomando medidas para minimizar o risco de profissionais de saúde serem contaminados pelo vírus ebola nos Estados Unidos. A declaração foi dada nesta quarta-feira, após o país registrar o segundo caso de transmissão da doença, em um hospital no Texas.

O diretor do CDC, Tom Frieden, reconheceu que o governo não foi agressivo o suficiente ao lidar com o ebola e ao tentar conter a contaminação no hospital de Dallas, onde o primeiro paciente infectado recebeu tratamento. "Deveríamos ter enviado um time mais robusto de controle de contágio e ter mais cuidado com o hospital desde o primeiro dia", disse.

Na terça-feira, Frieden anunciou mudanças no combate à doença, incluindo um plano para limitar o número de médicos atendendo pacientes com a doença. O objetivo é permitir que os profissionais de saúde se tornem mais familiares com os equipamentos de proteção para evitar o contágio.

Um total de 76 pessoas podem ter sido expostas ao vírus e estão sendo monitoradas para identificar febre e outros sintomas diariamente. Agentes de saúde também observam outras 48 pessoas que tiveram contato com o primeiro paciente do ebola no Texas antes que ele fosse internado.

Em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira, líderes de Dallas tentaram diminuir os temores sobre o ebola na nona maior cidade do país, mas reconheceram que novos casos agora são mais prováveis.

Segundo Daniel Varga, o diretor-médico da Texas Health Resources matriz do hospital em que os pacientes estão internados, a nova paciente foi posta em isolamento em poucos minutos. Varga defendeu a capacidade do hospital em conter o ebola, mas reconheceu que o segundo diagnóstico da doença mostra que algo errado ocorreu nos esforços do centro de saúde para conter o vírus. 

O CDC ainda não sabe como as contaminações ocorreram, mas é possível que os funcionários tenham cometido erros na remoção de equipamentos de proteção.

Últimas notícias