Snowden

Justiça alemã rejeita demanda para convocar Snowden a depor

Snowden irá depor perante uma comissão parlamentar sobre as escutas realizadas pelos serviços secretos americanos

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 12/12/2014 às 11:37
Foto: Reprodução/The Guardian
Snowden irá depor perante uma comissão parlamentar sobre as escutas realizadas pelos serviços secretos americanos - FOTO: Foto: Reprodução/The Guardian
Leitura:

O Tribunal Constitucional da Alemanha rejeitou nesta sexta-feira uma demanda da oposição para convocar Edward Snowden a depor perante uma comissão parlamentar sobre as escutas realizadas pelos serviços secretos americanos.

Snowden, que revelou as escutas, está refugiado na Rússia. O Tribunal Federal Constitucional com sede em Karlruhe (oeste) declarou improcedente o pedido do Partido Verde e do grupo de esquerda Die Linke, ao estimar que o tribunal não tem jurisdição sobre este assunto. Inicialmente, a convocação de Snowden havia sido pedida em maio por deputados de esquerda e de direita que formam a comissão de investigação parlamentar do Bundestag, a câmara de deputados.

Esta comissão está encarregada de determinar em que medida os cidadãos e as autoridades alemãs foram espionados pela Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos). A moção pedia que Snowden depusesse pessoalmente em Berlim ou através de uma videoconferência.

A coalizão no poder na Alemanha, liderada pela chanceler conservadora Angela Merkel, havia rejeitado que Snowden fosse interrogado no país para não contrariar os Estados Unidos. Após a negativa, foi feito um pedido perante o Tribunal Constitucional.

Em 2013, as revelações de Snowden de que a NSA tem um programa de escutas às comunicações telefônicas e pela internet gerou polêmica na Alemanha, onde cidadãos foram afetados pelas escutas, incluindo Merkel, que teve seu telefone celular grampeado.

Últimas notícias