Cuba

Mais dissidentes políticos são presos em Cuba

EUA criticaram as prisões de terça por meio de seu Departamento de Estado

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 02/01/2015 às 10:04
Leitura:

Ao menos 18 opositores do regime cubano foram presos na quinta (1°) em Havana, a maioria quando protestava em frente à prisão "el Vivac", nas redondezas da capital pela libertação de outros ativistas presos na terça(30) informaram à agência EFE Elizardo Sánchez, líder da Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (Ccdhrn).

O jornal digital 14ymedio, dirigido pela famosa dissidente Yoani Sánchez, afirma que a artista e ativista Tania Bruguera está entre as detidas.

A Ccdhrm, entretanto, não confirma a informação.

Caso o fato seja confirmado, seria a terceira detenção de Bruguera em três dias.

Bruguera havia primeiro sido detida junto a outros 50 dissidentes na terça (30) por tentar montar uma tribuna pública em Havana, onde qualquer pessoa poderia falar o que bem entendesse.

Foi liberada na quarta (31) perto do meio-dia e detida de novo quatro horas depois, quando pretendia dar uma coletiva de imprensa no monumento ao encouraçado Maine, em Havana. Horas depois, foi solta de novo.

Os EUA criticaram as prisões de terça por meio de seu Departamento de Estado. Já o senador republicano Marco Rubio disse que Cuba zomba da nova política americana para a ilha, num momento histórico de aproximação entre os dois países.

Nos últimos anos, tornou-se comum em Cuba que os dissidentes sejam presos e liberados horas depois sem acusações.

Últimas notícias