Adeus

Morre ex-governador de Nova Iorque Mario Cuomo aos 82 anos

Conhecido por sua eloquência e por sua firme oposição ao restabelecimento da pena de morte em Nova Iorque, Mario Cuomo se destacou no cenário internacional

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 02/01/2015 às 7:35
Foto: AFP
Conhecido por sua eloquência e por sua firme oposição ao restabelecimento da pena de morte em Nova Iorque, Mario Cuomo se destacou no cenário internacional - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Atualizada às 10h29

Mario Cuomo, ex-governador de Nova Iorque durante três mandatos consecutivos, de 1982 a 1994, e que em sua época foi considerado um possível candidato democrata à presidência, morreu aos 82 anos.

O ex-governador morreu na quinta-feira em casa devido a uma insuficiência cardíaca, horas depois de seu filho mais velho, Andrew Cuomo, ser empossado para um segundo mandato como governador de Nova Iorque.

"Não pôde estar aqui fisicamente hoje, mas meu pai está nesta sala. Está no coração e na mente de cada pessoa que está aqui", declarou Andrew Cuomo em seu discurso de posse.

"Sua inspiração, seu legado e seu espírito são o que nos fizeram chegar a este dia e a este ponto", acrescentou Andrew Cuomo.

Conhecido por sua eloquência e por sua firme oposição ao restabelecimento da pena de morte em Nova Iorque, Mario Cuomo se destacou no cenário internacional graças a um famoso discurso que pronunciou em 1984 na Convenção Nacional Democrata.

Naquele discurso, rejeitou a descrição do presidente republicano Ronald Reagan dos Estados Unidos como "uma cidade brilhante sobre a colina" cheia de oportunidades para todos.

Mario Cuomo afirmou, pelo contrário, que muitos americanos viviam na pobreza ou com medo de perder seus empregos. "A dura verdade é que nem todos compartilham o esplendor e a glória desta cidade", declarou.

O presidente americano, Barack Obama, elogiou o comprometimento de Cuomo para uma vida dedicada ao serviço público.

"Eleito para dirigir o estado que amava, foi um defensor determinado dos valores progressistas e uma voz firme em favor da tolerância, da inclusão, da justiça, dignidade e oportunidade", disse Obama em um comunicado divulgado na noite de quinta-feira.

 Três vezes governador

Embora Mario Cuomo tenha sido considerado várias vezes na lista de líderes do partido Democrata com mais chances de ser eleito presidente, nunca foi candidato. Em 1993 cogitou se apresentar à Suprema Corte, antes de retirar sua candidatura.

Mario Cuomo foi eleito governador de Nova Iorque pela primeira vez em 1982, e foi reeleito com ampla maioria em 1986 e 1990. No entanto, em 1994, quando era candidato para um quarto mandato, foi derrotado pelo republicano George Pataki.

"Nossos mais sentidos pêsames pelo falecimento do governador Cuomo, um orgulhoso filho de imigrantes, dono de um grande intelecto e um grande nova-iorquino", escreveu Pataki em uma mensagem no Twitter.

Outros políticos também prestaram homenagem a Mario Cuomo e a sua carreira.

"Mario Cuomo era um homem de princípios inabaláveis", declarou o prefeito de Nova Iorque, Bill de Blasio.

"Nosso país e nossa região perderam hoje um gigante", declarou o governador republicano de Nova Jersey, Chris Christie.

"Era um líder forte e eloquente que amava Nova Iorque e seus habitantes. Como ítalo-americano, também foi um exemplo para as gerações futuras, ao demonstrar que tudo é possível com trabalho e educação", acrescentou Christie.

O ex-presidente Bill Clinton e sua esposa Hillary destacaram em um comunicado conjunto a vida de Cuomo como "a encarnação do sonho americano".

"Foi um grande presente de Mario Cuomo e nossa grande sorte foi ter tido este brilhante orador e servidor público apaixonado. Sua vida foi uma bênção", afirmaram os Clinton em sua mensagem.

Últimas notícias