Itália

Navio sem tripulação com 450 imigrantes navega à deriva em frente à Itália

Helicóptero foi enviado ao navio transportando marinheiros para tentarem tomar seu controle

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 02/01/2015 às 7:07
Leitura:

Um navio mercante com 450 imigrantes clandestinos, as máquinas quebradas e abandonado pela tripulação, navegava à deriva na madrugada desta sexta-feira perto da costa da Itália, e a Força aérea italiana iniciou uma operação de resgate.

Um helicóptero foi enviado ao navio transportando marinheiros para tentarem tomar seu controle, declarou a Força Aérea.

"Devido às condições meteorológicas difíceis, o navio somente pode ser abordado por via aérea", afirma o comunicado.

"Há 450 imigrantes a bordo de um navio mercante, que não tem tripulação, e que se aproxima da costa de Apulia", uma região do sul da Itália, indicaram mais cedo os serviços da guarda-costeira em uma mensagem no Twitter.

O navio foi identificado como "Ezadeen", tem 73 metros de comprimento e está registrado em Serra Leoa.

Havia sido avistado no início da noite por um avião do serviço da guarda-costeira italiana a 130 km da costa mais próxima.

Por volta das 23h00 GMT (21h00 de Brasília), o navio estava a 65 km do cabo de Leuca, no extremo sudeste da Itália, indicou.

Antes que suas máquinas se avariassem, a embarcação navegava a uma velocidade de 7 nós (13 km/h).

Tripulação abandona o barco

Uma das pessoas que se encontram no "Ezadeen" conseguiu fazer o rádio-transmissor a bordo funcionar, e informou a guarda-costeira que a tripulação havia abandonado a embarcação.

Então, a guarda-costeira alertou um patrulheiro islandês, o "Tyr", que se encontra na zona no âmbito de uma missão para Frontex, a agência da União Europeia para a vigilância das fronteiras.

O "Tyr" conseguiu alcançar o "Ezadeen" e navegar paralelamente a ele, mas as condições meteorológicas tornavam impossível a abordagem pelo mar.

Três médicos que estão a bordo do "Tyr" serão transferidos de helicóptero ao navio mercante para ajudar seus ocupantes que precisassem de atendimento médico, indicou a Força Aérea italiana.

Isso ocorre apenas dois dias após outro navio de carga ser localizado com 760 imigrantes, em sua maioria sírios, enquanto se dirigia à costa do sudeste da Itália com piloto automático.

O barco havia sido abandonado pela tripulação, supostamente traficantes de pessoas, que as levaram da Turquia passando por águas gregas.

Seis oficiais da marinha conseguiram abordar a embarcação a partir de um helicóptero e puderam tomar o controle da mesma.

Se não fosse pela intervenção italiana, a embarcação sem tripulantes certamente naufragaria ao colidir com rochas, segundo a guarda-costeira.

Finalmente, o "Blue Sky M", um cargueiro com bandeira moldava, pôde atracar na madrugada de quarta-feira no porto italiano de Gallipoli (sudeste), onde os imigrantes clandestinos, entre eles ao menos 40 crianças, foram colocados aos cuidados das autoridades.

A Itália enfrenta há vários anos uma afluência crescente de clandestinos que tentam chegar à Europa pelo Mediterrâneo colocando suas vidas em risco.

Últimas notícias