SAÚDE

Cuba mantém em 2014 recorde de baixa mortalidade infantil

Baixo índice seria resultado de programas de saúde materna e pedriátrica

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 03/01/2015 às 15:35
Leitura:

Cuba manteve em 2014 a mais baixa taxa de mortalidade infantil, 4,2 por 1.000 nascidos vivos, já obtida no país, a mesma conseguida no ano passado - informou neste sábado (3) o jornal oficial Granma.

"Cuba terminou 2014 mantendo em 4,2 por mil nascidos vivos a taxa de mortalidade infantil, alcançada no final de 2013 e até agora a mais baixa de sua história, colocando-se entre as primeiras nações do mundo com menor indicador", disse o jornal.

Os serviços de saúde são gratuitos na ilha, e são um dos trunfos do governo comunista - apesar da deterioração das instalações hospitalares nos últimos anos, consequência da crise econômica. 

O jornal ressalta que o baixo índice é resultado "de ações do Programa Materno Infantil e do Programa do Médico e da Enfermeira da família, conquistas de uma sociedade que protege sua infância e que não escapa dos efeitos do embargo imposto a Cuba por mais de 50 anos pelos Estados Unidos".

Há quatro anos, as autoridades começaram um programa de ajuste do sistema sanitário às difíceis condições econômicas, tratando de concentrar recursos e tornar seu uso mais eficiente.

"Foram fatores contribuintes o desenvolvimento alcançado pelos serviços de cuidados perinatais e cuidados intensivos pediátricos e neonatais, a consolidação da rede cardiopediátrica e o aperfeiçoamento da cirurgia neonatal", disse ao Granma o pediatra Roberto Álvarez, chefe do departamento do Programa Materno Infantil no ministério da Saúde Pública.

 

Últimas notícias