Cuba

Artista cubana Tania Bruguera é detida após performance em Havana

Na performance, o público era convidado a falar sobre o assunto que quisesse durante um minuto num pódio diante da plateia

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 05/01/2015 às 12:41
Foto: ADALBERTO ROQUE / AFP
Na performance, o público era convidado a falar sobre o assunto que quisesse durante um minuto num pódio diante da plateia - FOTO: Foto: ADALBERTO ROQUE / AFP
Leitura:

Uma das artistas mais influentes de Cuba, Tania Bruguera foi detida para interrogações duas vezes ao longo da virada do ano.

O motivo foi uma performance que realizou na praça de la Revolución, em Havana, em que o público era convidado a falar sobre o assunto que quisesse durante um minuto num pódio diante da plateia.

Bruguera, conhecida por ações que questionam a autoridade da ditadura cubana, já havia realizado essa performance há seis anos durante uma edição da Bienal de Havana. Não houve problemas com a polícia então.

Desta vez, a artista aproveitou a reaproximação da ilha com o governo dos Estados Unidos para propor um debate público a respeito da nova realidade política cubana, mas acabou despertando a desconfiança do regime liderado por Raúl Castro.

Embora Bruguera, que vive entre Nova York e Havana, tenha sido solta, outros artistas que participaram da ação continuam detidos. Segundo disse a uma rádio de Miami, ela também foi advertida pelo regime a não participar da próxima Bienal de Havana, que começa em 22 de maio.

"Isso serviu para desmascarar todo mundo", disse Bruguera. "Acreditava que Cuba já estivesse preparada para opiniões divergentes."

Últimas notícias