Terrorismo

Segundo Europol, entre 3 mil e 5 mil europeus se uniram a terroristas no Oriente Médio

De acordo com Rob Wainwright, os governos europeus temem que estes jihadistas cometam atentados ao retornar aos seus países

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 13/01/2015 às 15:04
Foto: AFP
De acordo com Rob Wainwright, os governos europeus temem que estes jihadistas cometam atentados ao retornar aos seus países - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O diretor da Europol estimou nesta terça-feira, em Londres, que entre 3.000 e 5.000 europeus partiram para se juntar a grupos terroristas em países como a Síria, e que eles poderiam representar uma ameaça ao retornar a seus países de origem.

"Estamos falando de entre 3.000 e 5.000 cidadãos da União Europeia", declarou Rob Wainwright ao ser interrogado pela comissão de assuntos internos do Parlamento britânico sobre o número de pessoas que deixaram a Europa para combater no Oriente Médio.

Os governos europeus temem que estes jihadistas cometam atentados ao retornar aos seus países, como aconteceu em Paris com o massacre no jornal satírico Charlie Hebdo, no qual um dos autores havia combatido no Iêmen. Trata-se "de um grande número de pessoas, sobretudo jovens, com o potencial ou a intenção de voltar e realizar atentados como os vistos em Paris na semana passada".

Estes atentados levaram alguns políticos britânicos e membros de agências de segurança a reivindicar mais poderes para intervir nas comunicações, o que é visto com reticências por provedores de internet e redes sociais.

"As redes sociais", disse Wainwright, "são um instrumento de recrutamento. Não só isso, as redes sociais são uma ferramenta de propaganda". "Precisamos ter uma relação mais próxima e produtiva entre as forças de segurança e as empresas tecnológicas", acrescentou.

Últimas notícias