paquistão

Atentado em mesquita xiita mata 61 pessoas

Ataque deixou ainda dezenas de feridos nesta sexta-feira

Folhapress
Cadastrado por
Folhapress
Publicado em 30/01/2015 às 20:50
Leitura:

Ao menos 61 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em um atentado com bomba ocorrido nesta sexta-feira (30) dentro de uma mesquita da minoria xiita em Shikarpur, no sul do Paquistão, informaram à agência EFE fontes policiais e médicas locais.

O grupo terrorista Jundallah -dissidência do Taleban paquistanês e que prometeu fidelidade ao Estado Islâmico no ano passado- reivindicou a autoria.

"Nosso alvo era a comunidade xiita. Eles são inimigos", disse Fahad Marwat, porta-voz dos jihadistas, sem dar mais informações.

A polícia disse que as causas da explosão não estão claras. "Estamos tentando descobrir a natureza da explosão". Disse Sakhio Merani, inspetor da região, acrescentando que provavelmente havia um dispositivo.

Apesar disso, a TV paquistanesa citou alguns testemunhos de residentes que alegam ter visto um homem com um colete suicida.

O atentado aconteceu no começo da tarde (horário local, de manhã em Brasília) em Shikarpur, na província de Sindh, pouco depois do fim das orações de sexta -dia sagrado para os muçulmanos- informa Mir Ghayaz, agente da polícia local.

O ministro da Saúde provincial, Jam Mehtab Dahr, declarou à agência AFP que o número de vítimas havia alcançado 61. O número pode aumentar em breve, pois, entre os cerca de 50 feridos, há vários em estado grave.

O Paquistão está em alerta para ataques desde 16 de dezembro, quando o Taleban paquistanês atacou uma escola na cidade de Peshawar, matando ao menos 145 pessoas -a maioria crianças.

No país, a maioria da população é sunita. Os xiitas são cerca de um quinto da população paquistanesa. Mais de 800 deles foram mortos em ataques desde o início de 2012, segundo a ONG Human Rights Watch.

Últimas notícias