Atentado

Mulheres-bombas atacam comício do presidente na Nigéria

Segundo uma testemunha, a explosão aconteceu três minutos depois que o presidente deixou o lugar

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 02/02/2015 às 14:24
Foto: AFP
Segundo uma testemunha, a explosão aconteceu três minutos depois que o presidente deixou o lugar - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Duas mulheres-bombas detonaram os explosivos que carregavam nesta segunda-feira no estacionamento de um estádio da cidade de Gombe, nordeste da Nigéria, onde o presidente Goodluck Jonathan acabara de realizar um comício.

Segundo uma testemunha, a explosão aconteceu três minutos depois que Jonathan deixou o lugar.

"O presidente acabava de passar pelo estacionamento e estávamos seguindo o comboio quando aconteceu a explosao, a uns cem metros do ônibus em que estávamos", contou, por sua vez, um jornalista local.

Ainda não há informações de vítimas.

Jonathan, que pretende se reeleger nas presidenciais de 14 de fevereiro, realizou um comício para seguidores d seus Partido Democrático do Povo (PDP).

Vários atentados foram executados no domingo nas cidades nigerianas de Gombe e Potiskum, nordeste do país, enquanto os combates continuam entre o grupo islamita Boko Haram e os exércitos de Chade, Nigéria e Camarões em Gamboru e Maiduguri, mais a leste.

Duas explosões aconteceram na cidade nigeriana de Gombe, capital de estado homônimo, matando pelo menos cinco pessoas, segundo testemunhas e fontes militares.

O primeiro ataque ocorreu no mercado de Tsohuwar Kasuwa, e nele morreram duas pessoas, segundo uma testemunha, Muktar Abbani.

Pouco depois, um terrorista jogou a moto que dirigia em uma instalação de controle militar na área de Kasuwar Katako, matando um soldado e outras duas pessoas, segundo outra testigo, Musa Badamasi, e uma fonte militar presente no local.

Os atentados de domingo e desta segunda não foram reivindicados até o momento, mas têm a marca do grupo Boko Haram. 

A cidade de Gombe já foi alvo de ataques em outras ocasiões. Na última, um outro terrorista se imolou em um mercado, matando cinco personas.

O estado de Gombe é vizinho de Borno e Yobe, as duas regiões mais atingidas pela insurreição islamita do Boko Haram, que em cinco anos deixou 13.000 mortos e mais de 1,5 milhão de deslocados.

Em Potiskum, cidade próxima a Gombe, pelo menos sete pessoas morreram em outro atentado suicida, este dirigido contra a residência de um dirigente local.

A pouco mais de 300 quilômetros a nordeste de Gombe, o Boko Haram lançou uma nova ofensiva contra a cidade de Maiduguri —antigo bastião do grupo armado, onde residem mais de um milhão de pessoas— que o exército nigeriano garante ter afastado. 

Os islamitas também atacaram as tropas chadianas em Gamboru, cidade fronteiriça com Camarões. Dois helicópteros das forças camaronesas e chadianas em Fotokol, no outro lado da fronteira, bombardearam islamitas entrincheirado.

Últimas notícias