Palestina

Chefe de investigação da ONU sobre guerra em Gaza renuncia

O canadense William Shabas deixou o cargo após Israel o acusar de conflito de interesses

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 03/02/2015 às 9:51
Foto: MAHMUD HAMS/AFP
O canadense William Shabas deixou o cargo após Israel o acusar de conflito de interesses - FOTO: Foto: MAHMUD HAMS/AFP
Leitura:

O responsável pela investigação das Nações Unidas sobre o conflito na Faixa de Gaza em 2014 renunciou depois que Israel o acusou de conflito de interesses, indicou nesta terça-feira o organismo.

O canadense William Shabas enviou uma carta na madrugada desta terça-feira ao presidente do Conselho de Direitos Humanos, atualmente o embaixador alemão Joachim Ruecker, anunciando sua renúncia com efeito imediato, segundo o porta-voz Rolando Gómez.

Um novo presidente da Comissão pode ser nomeado ainda nesta terça-feira, segundo Gómez.

Schabas havia sido nomeado em agosto para liderar esta comissão constituída por três especialistas e cujo relatório será publicado em março.

Sua nomeação havia sido imediatamente criticada pelo governo israelense, que o acusou de ter posições pró-palestinas.

Na sexta-feira passada, Israel havia dirigido uma carta ao Conselho na qual afirmava que, "levando-se em conta as tomadas de posição claras e documentadas de Schabas (...) sua nomeação era totalmente inadequada e ressaltava o caráter partidário e politizado desta Comissão e seu mandato".

Israel saudou nesta terça-feira a renúncia de William Schabas, mas também denunciou a existência desta comissão parcial e anti-israelense.

"Após a renúncia de seu presidente, é o próprio relatório desta comissão parcial, de posições anti-israelenses, o que deve ser colocado de lado", reagiu o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netnayahu, em um comunicado.

Últimas notícias