Tensão

Violência e impasse político aumentam dúvida sobre trégua

As batalhas mais intensas desta sexta acontece na região de Debaltseve, cidade dominada pelas autoridades ucranianas

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 13/02/2015 às 14:09
Foto: JOHN MACDOUGALL  AFP
As batalhas mais intensas desta sexta acontece na região de Debaltseve, cidade dominada pelas autoridades ucranianas - FOTO: Foto: JOHN MACDOUGALL AFP
Leitura:

Nas primeiras 24 horas após o acordo para um cessar-fogo na Ucrânia, combates entre o Exército e os separatistas pró-Rússia mataram mais de 20 pessoas e, no campo diplomático, as partes envolvidas continuam divergindo sobre os termos do pacto.

A violência e os impasses entre Ucrânia, a Rússia e os separatistas dão mais incertezas sobre o cumprimento da trégua, que está prevista para começar à 0h deste domingo (20h de sábado em Brasília).

As autoridades regionais disseram que pelo menos 13 civis morreram em bombardeios feitos nas cidades de Donetsk, Lugansk e Horlivka. Já o Exército ucraniano informa ter tido 11 soldados mortos e 40 feridos nos combates.

As batalhas mais intensas desta sexta acontece na região de Debaltseve, cidade dominada pelas autoridades ucranianas que há duas semanas é assediada pelos separatistas. Nas últimas horas, os rebeldes conseguiram fechar o cerco na área.

O avanço separatista acontece apesar de a cidade estar do lado correspondente ao Exército ucraniano no acordo assinado em Minsk, capital de Belarus, na quinta (12).

O vice-ministro da Defesa, Petro Mekhed, exigiu que se os rebeldes se retirem da região e da cidade portuária de Mariupol até o início da trégua. Segundo o acordo, os dois lados devem retirar suas tropas e armamentos em área de 50 a 140 km do outro.

A tensão no front também se repetiu nas declarações diplomáticas. O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, pediu que não sejam criadas expectativas sobre o cumprimento do acordo. "Ainda falta muito para chegar à paz e que ninguém tem certeza se as condições para a paz serão cumpridas".

Por outro lado, o governo russo descartou que o presidente Vladimir Putin tenha prometido libertar a piloto ucraniana Nadezhda Savchenko, como anunciado por Poroshenko na quinta (12). Ela é acusada de cooperar com a morte de dois jornalistas russos.

Últimas notícias