conflito

Presidente da Nigéria pede ajuda aos EUA para enfrentar Boko Haram

A rebelião do Boko Haram na Nigéria e sua repressão já deixaram mais de 13 mil mortos e 1,5 milhão de desabrigados naquele país desde 2009

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 14/02/2015 às 12:22
Leitura:

O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, pediu a ajuda dos Estados Unidos para cobater os islamitas do Boko Haram, em uma entrevista concedida ao "Wall Street Journal" nesta sexta-feira.

"Não combatem o Estado Islâmico? Por que não vêm à Nigéria?", questionou Jonathan. "Os americanos são nossos amigos. Se a Nigéria tem um problema, espero que os Estados Unidos venham nos ajudar."

A declaração do presidente é feita meses depois do avanço militar e territorial do Boko Haram no nordeste da Nigéria. O grupo multiplica seus ataques, sem encontrar uma resistência efetiva do Exército daquele país.

A rebelião do Boko Haram na Nigéria e sua repressão já deixaram mais de 13 mil mortos e 1,5 milhão de desabrigados naquele país desde 2009. Neste contexto, as eleições presidenciais e legislativas foram adiadas por seis semanas, para 28 de março.

A relação entre Nigéria e Estados Unidos tornou-se tensa no fim de 2014. Em dezembro, a Nigéria impediu a formação, pelos Estados Unidos, de um batalhão nigeriano para cobater o Boko Haram. O embaixador da Nigéria em Washington havia criticado, pouco antes, a recusa do governo americano a vender armas a seu país.

Últimas notícias