Governo

Casa Branca tentará suspender bloqueio de juiz a medidas migratórias

Milhões de estrangeiros em situação irregular poderiam aproveitar este programa e obter permissões

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 20/02/2015 às 20:35
Foto: Bill Ingalls /Nasa
Milhões de estrangeiros em situação irregular poderiam aproveitar este programa e obter permissões - FOTO: Foto: Bill Ingalls /Nasa
Leitura:

A Casa Branca anunciou que apresentará na segunda-feira documentos para suspender a decisão de um juiz do Texas, que congelou a emblemática reforma migratória, que deve beneficiar cinco milhões de estrangeiros em situação irregular.

O Departamento de Justiça decidiu "apresentar uma suspensão", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest. O juiz Andrew Hanen, do tribunal federal de Brownsville, no Texas, decidiu bloquear esta semana a aplicação das medidas anunciadas em novembro por Obama a pedido de um grupo de governadores, a maioria republicanos.

O presidente já tinha dito que seu governo apelará formalmente da decisão, em uma ação que deve permitir que o programa continue até que uma corte de maior instância tome uma decisão.

"Penso que a lei está do nosso lado e a história está do nosso lado", disse Obama, na semana passada, quando a medida estava por se tornar lei.

A decisão contra as medidas migratórias foi tomada a uma demanda apresentada por 25 governadores e promotores.

Milhões de estrangeiros em situação irregular, em boa parte da América Latina, poderiam aproveitar este programa e obter permissões de trabalho por três anos.


Últimas notícias