Ataque

Exército nigeriano diz ter matado 70 islamitas do Boko Haram

Cerca de 150 islamitas entraram na segunda-feira na cidade de Konduga, de acordo com testemunhas

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 03/03/2015 às 16:59
Foto: Boko Haram / AFP
Cerca de 150 islamitas entraram na segunda-feira na cidade de Konduga, de acordo com testemunhas - FOTO: Foto: Boko Haram / AFP
Leitura:

O exército nigeriano e as milícias de auto-defesa afirmaram nesta terça-feira que mataram mais de 70 membros do grupo islâmico Boko Haram ao repelir um ataque contra a cidade estratégica de Konduga, perto de Maiduguri, no nordeste da Nigéria.

Cerca de 150 islamitas entraram na segunda-feira nesta cidade de pescadores às margens de um rio, de acordo com testemunhas. Uma vez na cidade, abriram fogo contra as forças de segurança, provocando um combate que durou seis horas.

"Na última contagem, 73 combatentes do Boko Haram haviam sido mortos", declarou à AFP Butari Mala, um membro da milícia local. Este número foi confirmado por uma fonte militar em Maiduguri, capital do estado de Borno.

"Entre os mortos estava um homem-bomba que foi morto a tiros em seu carro cheio de explosivos antes que pudesse chegar ao seu alvo. Outros fugiram para o mato, mas foram perseguidos e bombardeados por um caça enviado de Maiduguri", acrescentou.

O suposto homem-bomba dirigia seu veículo contra um posto de controle militar de Konduga, segundo testemunhas.

O combate começou por volta das 7h00 (3h00 de Brasília), quando os agressores abandonaram seu gado, de acordo Abba Kaká, morador de Konduga.

Konduga, localizada 35 km ao sudeste de Maiduguri, já foi atacada mais de dez vezes pelo Boko Haram, que ainda não conseguiu assumir o controle da localidade em razão da intervenção de milícias e do exército.

Últimas notícias