Rússia

Milhares de pessoas homenageiam Nemtsov antes do enterro em Moscou

O político da oposição russa Boris Nemtsov foi morto a tiros no centro de Moscou, na sexta-feira da semana passada

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 03/03/2015 às 9:54
Foto: OLGA MALTSEVA / AFP
O político da oposição russa Boris Nemtsov foi morto a tiros no centro de Moscou, na sexta-feira da semana passada - FOTO: Foto: OLGA MALTSEVA / AFP
Leitura:

Milhares de pessoas compareceram nesta terça-feira ao Centro Sakharov de Moscou para o funeral do opositor russo Boris Nemtsov, assassinado na sexta-feira passada na capital russa, na última homenagem antes do sepultamento em um cemitério moscovita.

Às 11H00 GMT (8H00 de Brasília), ao fim da homenagem a Nemtsov no museu consagrado ao prêmio Nobel da Paz Andrei Sakharov, o cortejo fúnebre partirá em direção ao cemitério Troiekurovkoie de Moscou.

O assassinato de Nemtsov, ex-vice-premier de Boris Yeltsin, grande opositor do presidente Vladimir Putin e um ativista do combate à corrupção, provocou uma onda de agitação na Rússia e foi condenado pela comunidade internacional.

A mãe de Boris Nemtsov estava sentada diante do caixão aberto, como determina a tradição ortodoxa. 

Várias personalidades visitaram o local, o embaixador dos Estados Unidos, John Tefft.

O ex-primeiro-ministro britânico John Major também compareceu ao Centro Andrei Sakharov, assim como personalidades russas, como Arkady Devorkovich, atual vice-primeiro-ministro russo, e Mikhail Kasynov, ex-premier.

O ato não estava na agenda de Vladimir Putin: o Kremlin enviou nomes de menor peso para representar a presidência.

O enterro de Nemtsov terá a presença dos embaixadores de vários países europeus e de outras autoridades estrangeiras.

O presidente do Senado da Polônia, Bogdan Borusewicz, denunciou que o governo russo negou um visto, em uma resposta às sanções europeias contra a Rússia.

Nemtsov, grande opositor do presidente russo Valdimir Putin, foi assassinado com quatro tiros na sexta-feira à noite perto do Kremlin, sede da presidência russa.

Últimas notícias