Justiça

Utah pode restaurar fuzilamento como método de execução

Projeto, aprovado no Senado por 18 votos a favor e 10 contra, permite fuzilar condenados à morte caso não existam medicamentos letais disponíveis

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 11/03/2015 às 10:07
Foto: Divulgação
Projeto, aprovado no Senado por 18 votos a favor e 10 contra, permite fuzilar condenados à morte caso não existam medicamentos letais disponíveis - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Utah pode se tornar o único estado dos Estados Unidos a restaurar o fuzilamento como método de execução depois que seus legisladores aprovaram um projeto de lei sobre este tema na terça-feira.

O projeto, aprovado no Senado por 18 votos a favor e 10 contra, permite fuzilar condenados à morte caso não existam medicamentos letais disponíveis, como ocorreu recentemente em muitos estados. O projeto ainda precisa ser assinado pelo governador Gary Herbert, mas o republicano não indicou se tem planos de fazê-lo.

O promotor do projeto, o republicano Paul Ray, alega que o fuzilamento é uma alternativa rápida e humana às injeções letais. A Suprema Corte americana considerará no próximo mês a constitucionalidade das injeções letais, a forma mais comum de execução nos Estados Unidos, que atualmente se tornou muito controversa.

Em 2008 o alto tribunal decidiu que a injeção letal não viola a Oitava Emenda da Constituição, que proíbe qualquer "castigo cruel e incomum". Mas isso foi antes dos recentes escândalos devido ao desabastecimento das drogas utilizadas normalmente, o que provocou o uso em recentes execuções de medicamentos letais que fizeram os reclusos agonizarem em meio à dor.

Últimas notícias