Terrorismo

Atirador da Tunísia treinou com terroristas de museu, diz governo

Rezgui atirou contra turistas no balneário de Sousse, ao sul da capital, Túnis

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 30/06/2015 às 14:48
Foto: FETHI BELAID / AFP
Rezgui atirou contra turistas no balneário de Sousse, ao sul da capital, Túnis - FOTO: Foto: FETHI BELAID / AFP
Leitura:

Saif Rezgui, 23, o atirador que matou 38 pessoas em um ataque terrorista na semana passada, na Tunísia, foi treinado na Líbia, de acordo com as informações divulgadas nesta terça-feira (30) pelas autoridades tunisianas.

Rezgui atirou contra turistas no balneário de Sousse, ao sul da capital, Túnis, na sexta-feira (26). Segundo relatos, ele escondeu seu rifle em um guarda-sol. Boa parte das vítimas estava na praia, diante do hotel Imperial Marhaba.

De acordo com o governo local, Rezgui foi treinado na Líbia durante o mesmo período em que treinaram, ali, os responsáveis pelo atentado ao Museu do Bardo -em que 21 morreram, em março. O jovem teve, assim, contato com militantes por meio dessa problemática fronteira.

A Líbia, em grave crise política, tornou-se um terreno fértil para facções radicais, incluindo o Estado Islâmico, que controla um extenso território entre Síria e Iraque.

A informação de que o atirador de Sousse treinou ali, ao mesmo tempo que os atiradores do Museu do Bardo, confirma os temores de que o caos no país vizinho age como fator desestabilizador na Tunísia, aumentando os temores de novos ataques.

Rezgui foi morto pelas forças de segurança após o atentado. As autoridades tunisianas detiveram, na segunda-feira (29), um grupo de suspeitos de ter auxiliado o atirador. Seu celular e computador também foram confiscados pela polícia.

Últimas notícias