Racismo

Senado da Carolina do Sul aprova retirada da bandeira confederada

A retirada foi aprovada pelo Senado com 37 votos a favor e três contrários. A medida ainda terá passar por nova votação na casa antes de seguir para a Câmara

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 06/07/2015 às 19:36
Foto: Reprodução
A retirada foi aprovada pelo Senado com 37 votos a favor e três contrários. A medida ainda terá passar por nova votação na casa antes de seguir para a Câmara - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

O Senado da Carolina do Sul aprovou nesta segunda-feira (6) a retirada da bandeira dos Estados Confederados da América do mastro da frente do prédio do Congresso do Estado do sul dos Estados Unidos.

Símbolo dos Estados que mantinham a escravidão durante a Guerra de Secessão (1861-1865), a bandeira confederada é considerada racista por ter sido apropriada por grupos de supremacia branca como a Ku Klux Klan.

O debate voltou à tona há três semanas, quando o supremacista branco Dylann Roof, 21, matou nove negros em uma igreja em Charleston. Em manifesto na internet, o jovem posava com uma bandeira confederada.

A retirada foi aprovada pelo Senado com 37 votos a favor e três contrários. A medida ainda terá passar por nova votação na casa antes de seguir para a Câmara. Ainda não há previsão de data para as demais etapas do processo.

Antes da votação definitiva, os senadores rejeitaram emendas que deixavam a lei menos dura. Dentre elas, um projeto que permitia que a bandeira fosse hasteada no Dia da Memória dos Confederados, que no Estado é em 10 de maio.

A previsão é que a bandeira confederada que hoje está em frente ao prédio do Legislativo estadual seja levada ao Museu Militar e de Relíquias Confederadas do Estado se a lei for aprovada.

PROTESTOS

Do lado de fora do Congresso, na capital Columbia, a votação era esperada por grupos favoráveis e contrários à bandeira confederada. A polícia precisou intervir em um confronto entre ativistas negros e pessoas favoráveis ao símbolo.

Os manifestantes defensores da rejeição da lei carregavam diversas bandeiras confederadas. Alguns deles pediam o veto da governadora Nikki Haley e chamavam de "racista" a Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP).

Antes do ataque, o hasteamento da bandeira confederada não era objeto de debate na Carolina do Sul. O primeiro projeto pedindo a retirada foi feito na década de 1990, mas foi arquivado sem ter passado por votação.

A questão voltou à pauta após o ataque e diante da pressão política no país pela retirada da bandeira. Dentre os defensores da proibição, estão a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, candidata democrata à Presidência, e o presidenciável republicano de 2012 Mitt Romney.

Além da pressão política, grandes lojas físicas e on-line como Amazon, Walmart, Target e eBay passaram a proibir a venda do símbolo. A Nascar, principal competição de carros de turismo dos EUA, também pediu o fim do uso da bandeira em suas corridas.

Últimas notícias